Lua recém-nascida pode ter se formado com múltiplos satélites naturais, diz estudo

Em um estudo recente, aceito para publicação na Astrophysical Journal, pesquisadores investigaram por que, na época de seu nascimento, a Lua tinha uma órbita inclinada em pelo menos 10 graus. A lógica seria que ela tivesse se formado alinhada à órbita da Terra ao redor do Sol, com base na conservação do momento angular, nos processos dinâmicos de formação e na estabilidade gravitacional desse arranjo orbital.Como a Lua está hoje inclinada em cerca de 5 graus, a equipe examinou a possibilidade de buscar pistas sobre a mudança da órbita lunar ao longo do tempo nos detritos resultantes do impacto que formou nosso satélite. Eles levaram em conta que, durante os estágios iniciais do nosso Sistema Solar, “havia muito mais corpos menores e detritos do que hoje”, explica o coautor Stephen Lepp, da Universidade de Nevada nos EUA (UNLV), à Space.com.Leia mais...

Lua recém-nascida pode ter se formado com múltiplos satélites naturais, diz estudo

Em um estudo recente, aceito para publicação na Astrophysical Journal, pesquisadores investigaram por que, na época de seu nascimento, a Lua tinha uma órbita inclinada em pelo menos 10 graus. A lógica seria que ela tivesse se formado alinhada à órbita da Terra ao redor do Sol, com base na conservação do momento angular, nos processos dinâmicos de formação e na estabilidade gravitacional desse arranjo orbital.

Como a Lua está hoje inclinada em cerca de 5 graus, a equipe examinou a possibilidade de buscar pistas sobre a mudança da órbita lunar ao longo do tempo nos detritos resultantes do impacto que formou nosso satélite. Eles levaram em conta que, durante os estágios iniciais do nosso Sistema Solar, “havia muito mais corpos menores e detritos do que hoje”, explica o coautor Stephen Lepp, da Universidade de Nevada nos EUA (UNLV), à Space.com.

Leia mais...